Como calcular corretamente a Jornada de Trabalho



O erro no cálculo da jornada do trabalhador é muito comum na maioria das empresas em nosso país.
Mas a verdade, é que muitas dessas empresas não possuem interesse de fixar hora errada para seus funcionários. O que acontece, muitas vezes, é que a falta de preparo e os "enigmas legais" levam ao empregador a fixar uma jornada equivocada para seus funcionários, levando a empresa e despender valores exorbitantes para pagamento de horas extras. É que muitas vezes, quando o funcionário é demitido, muitos são levados a procurar seus sindicatos,  ou até advogados, que obviamente, analisarão primeiramente, a jornada do trabalhador.

O erro acontece muitas vezes, porque temos uma legislação cuja aplicação deve ser feita em conjunto. Várias artigos  da CLT estabelecem normas que já não condizem com a constituição federal de 1988 e, apesar de não estarem totalmente banidos do ordenamento jurídico, possuiem aplicabilidade pendente às ditames constitucionais.
Um exemplo, é a jornada de trabalho.

Se seguirmos a regra do artigo 64 da CLT, teremos:

Para continuar, clic em:

Artigo 64 da CLT

“O salário-hora normal, no caso de empregado mensalista, será obtido dividindo-se o salário mensal correspondente à duração do trabalho, a que se refere o art. 58, por 30 (trinta) vezes o número de horas dessa duração.” 

Art. 58: 

“A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.“ 

Isso significa que para uma jornada de 8 horas: 

:
Jornada diária
8
X
30 vezes (texto do artigo 64)
30
=
Divisor para Salário-Hora (artigo 64 da CLT)
240

Nota: Divisor para Salário Hora = Jornada Mensal 

Ou seja, se seguirmos a risca, sem aplicação das normas constitucionais, teremos 240 horas mensais e 48 horas semanais, pois o multiplicador a ser aplicado é o 5* (240 : 5= 48 semanais)
Isso ocorre porque o texto desta norma foi publicado em 1949 (Lei 605) antes da Constituição Federal de 1988, quando a jornada máxima de trabalho mensal no Brasil era de 48 horas semanais e 240 horas mensais. 

Para adequar este artigo ao inciso XIII do artigo 7º da constituição federal que reza que a jornada semanal não pode ser superior a 44 horas semanais, teríamos o seguinte cálculo para um trabalhador que labora 8 horas por dia de segunda à sexta e 4 horas no sábado: 

a) Cálculo da Jornada Semanal 

+
Jornada de Segunda à Sexta
8 horas x 5 dias
40 Horas semanais
+
Jornada Sábado
4 Horas
4 Horas
=
Total Semanal >>>>>>>>>>>>>>>>>>
44 Horas

b) Cálculo da Média diária (em decimais) 

=
Total de Horas Semanais
44 horas
:
Dias de Segunda à Sábado
6
=
Média de Horas Diárias
7,3333

Agora voltamos e atualizamos à interpretação do artigo 64: 


:
Jornada diária em decimais (letra b, acima)
7,3333
X
30 vezes (texto do artigo 64)
30
=
Jornada Mensal
220

Que é igual a: 

:
Jornada Semanal (letra a)
44 horas
X
Multiplicador
5
=
Divisor para Salário-Hora (artigo 64 da CLT)
220

Para reforçar, Imaginamos agora um trabalhador com 6 horas diárias de segunda à sexta e 4 horas no sábado: 

a) Cálculo da Jornada Semanal 

+
Jornada de Segunda à Sexta
6 horas x 5
30 Horas
+
Jornada Sábado
4 Horas
4 Horas
=
Total Semanal >>>>>>>>>>>>>>>>>>
34 Horas

b) Cálculo da Média diária (em decimais) 

=
Total de Horas Semanais
34 horas
:
Dias de Segunda à Sábado
6
=
Média de Horas Diárias
5,6666

c) Artigo 64: 

:
Jornada diária em decimais (letra b, acima)
5,6666
X
30 vezes (texto do artigo 64)
30
=
Jornada Mensal
170

Que é igual a: 

:
Jornada Semanal (letra a)
34 horas
X
Multiplicador
5 (regra de cálculo) 
=
Jornada Mensal
170

Agora, um questionamento: 


*Por que devemos multiplicar por 5 ? 
Quando queremos encontrar a jornada mensal de um empregado multiplicamos a jornada de trabalho semanal por 5. 

Ex: 44 horas vezes “5” é igual a 220 horas mensais. 
A multiplicação por “5” é uma simplificação matemática mais rápida de se chegar ao valor das horas mensais. 

Fontes Pesquisadas: Inciso XIII do Art. 7º da Constituição Federal, Artigo 64 da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei Nº 5.452/43) e Súmulas 124 e 343 do TST.

Obs.: Sempre verifique a existência de condições mais benéficas (ao colaborador) em sua Convenção Coletiva. 





399 comentários :

  1. entro 6:30 ás 15:00 quantas horas isso da .
    meu patrão diz que não pode me dar a cesta básica no valor de cem reais tem alguma lei contra isso ou eu sou obrigado a pegar ela em mercadoria??

    ResponderExcluir
  2. Dá 8 horas e meia por dia, você deve descontar o tempo de descanso ou hora de almoço, e multiplicar pela quantidade de dias que trabalha, o domingo é descanso semanal remunerado.

    ResponderExcluir
  3. ola ,trabalho num shopping das 16 as 22;00h de domingo a domingo com 4 folgas durante o mes,,sendo elas duas no domingo e 2 na semana...como eu faço esse calculo de horas?? e devo trabalhar duas horas a mais para compensar ou nao??

    ResponderExcluir
  4. Oi trabalho 3 dias na semana(segunda 8hs, terca 8hs e quarta 8hs) e dois dias (quinta 7hs e sexta 7 hs) e dois sabados no mes 8hs. Quando trabalho ao sabados tenho so uma turno dep folga,com fica minha cargo horaria??

    ResponderExcluir
  5. OI TRABALHO AS 12:27 HS ATÉ 15:34HS DEPOIS PEGO 16:59 HS E LARGO AS 21:25 HS. Qts minutos de horas extras?

    ResponderExcluir
  6. A Jornada das 22:00 as 6:33 hs iniciando no domingo e terminando no sábado as 6:33, está correta?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia trabalho de segunda a sexta das 14:30 as 00:30 com direito a 1 hora de refeição, isso e correto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC TEM QUE GANHAR DUAS HORAS EXTRA, VC TA TRABALHANDO 10HORAS E ALEI DIZ QUE É 8 HORAS POR DIA, ACIMA DE DUAS HORAS É CONTADO COMO HORA EXTRA ESSAS DUAS HORAS A MAIS A EMPRESA PODE DAR COMO BANCO DE HORAS, MAS ACIMA DE 10HORAS JA ENTRA COMO EXTRAS OU SEJA EM DINHEIRO NO PAGAMENTO E TEM QUE VIR DISCRIMINADO NO SEU HOLLERITE ESSAS HORAS EXTRAS.

      Excluir
  8. Bom dia,

    Por favor gostaria de saber como proceder:
    Tenho funcionários que fazem 4 dias de 9 horas + 1 dia de 7 horas (com dois dias livres na semana - domingo e mais 1) = 43 trabalhadas.
    Temos um acordo de compensação de horas.
    A dúvida é: mesmo com o acordo, qual calculo deve ser usado para as horas extras? 44 semanais ou 220 mensais?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde
    Gostaria de saber se as minhas horas de trabalho estão certas, recebi a informação que preciso trabalhar 44 horas semanais entro as 8:00 e saio as 18:00 com uma hora de almoco de segunda a quinta e sexta feira saio as 17:00 hs,;obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estas ultrapassando as 8 horas diárias, o que em tese não é permitido

      Excluir
    2. ESTÁ CORRETO VC TRABALHA 9 HORAS DE SEG. Á QUI E DIA DE SEX 8:00 ONDE VC NÃO TRABALHA NO SAB E DOM. ASSIM COMPLETANDO SUA CARGA HORARIA DE 44 HORAS SEMANAIS

      Excluir
    3. A questão aí e a carga horária diária. Ela trabalha 9 horas por dia e a lei diz que deve ser até 08 horas. Sendo assim todo dia ela faz 01 hora extra por dia. Uma coisa não compensa a outra, a carga diária é de 08 horas e a semanal de 44 horas. Fora disso são categorias específicas ou acordos com sindicatos referendados pelo MT.

      Excluir
    4. As duas horas a mais podem ser para horário extraordinário, onde se pagaria a hora extra, mas podem ser para compensação, no caso para não se trabalhar aos sábados, pelo que deve haver acordo de compensação de horas de trabalho.

      Excluir
  10. Olá, Trabalho das 8:00 ás 17:00 hrs com uma hora e meia de almoço tenho que cumprir as oito horas queria saber se esse horário esta certo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O horário de refeição deve ser no mínimo 1 hora, como você fica 1h30m eles estão te dando meia hora a mais para se alimentar. O que tem que observar é se o total das horas fecham conforme cálculo explicado no início deste tema.

      Excluir
  11. Boa Tarde! Duvida na jornada de trabalho e a seguinte uma semana trabalhamos de terça-feira a domingo das 08:00 as 18:00 -num total de 54h e na semana seguinte de terça a Sexta-Feira das 08:00 as 18:00 - 36h. O
    Domingo trabalhando não conta como hora extra.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Trabalho das 7:30 ás 18:00 hrs com duas horas de almoço sendo de 11:30 as 13:30.Devo sair as 17:30 ou as 18:00?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. das 7,30 as 11,30 são 4 horas e das 13,30 as 17,30 mais 4 horas portanto oito horas diarias , o intervalo do almoço nao conta no calculo das horas de trabalho

      Excluir
  13. Olá, Trabalho das 8:00 ás 17:00 hrs com quinze minutos de almoço sendo de 13:00 as 13:15.Devo sair as 17:00?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTÁ ERRADO POR LEI TODO FUNCIONÁRIO TEM DIREITO Á PELOMENOS 1 HORA DE ALMOÇO. E SUA CARGA HORARIA NÃO ESTA CLARA E COMPATIVEL

      Excluir
  14. Bom Dia!
    Como faço o cálculo das 6 horas por dia?
    o correto é dividir por exemplo: 788/220 ou 788/150 para obter o valor da hora?

    ResponderExcluir
  15. oal! trabalhode segunda a sexta, somente 1 hora ao dia sobre o salario minimo quanto irei receber por semana!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Existe alguma legislação especifica para cuidadores de idosos? Procurei saber como funciona a escala desses profissionais cooperativas e me disseram que pode ser em escala de pena12h x 12h de segunda a sexta e de 24h em caso de folgistas. Isto procede? Onde posso encontrar mais informações sobre esse tipo de profissional? Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Bom dia trabalho dás 08:15h ás 12:00h e das 14:00h ás 19:15h quantas horas extras faço por dia? sendo que trabalho uma hora a mais para compensar os sábados que não venho

    ResponderExcluir
  18. trabalho durante a semana das 14:00 as 21;00hrs e no sábado entro as 8:30 intervalo de 12:00 as 13:00 saída as 17;00 hrs, tenho direito a hora extra?

    ResponderExcluir
  19. ola,trabalho de 05:30 as 13:00 da tarde ,ele diz que me paga uma hora extra por dia,trabalho uma vez ao mes no sabado,de 08:00 as 12:00 recebo 788,00.quanto seria mionha hora extra

    ResponderExcluir
  20. Olá, entro no trabalho as 13:45 e saio as 22;39 e um sábado sim de 10hs e outro não.
    Minha pergunta é: tem um sábado do mês que entra como hs extras e agora estão querendo tirar porque estão falando que somos mensalistas, isso procede ? uma horas de almoço.

    ResponderExcluir
  21. Oi trabalho de segunda a sexta das 9:00 as18:00 esta certo essa carga horaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no sabado ate as 12:40

      Excluir
    2. Se eles fossem cobrar conforme a lei, sábado vc teria que trabalhar até às 13 horas. Se vc tem uma hora de refeições de segunda à sexta-feira, está dentro da legislação trabalhista. Preste atenção no cálculo que fica no início desse tema e com seu holerite verifique se fecha as hora mensal.

      Excluir
  22. Oi trabalho de segunda a sexta das 6:30 as 18:00ela me paga 3 horas extras por dia e no sabado de 6:30as 12:40 e ela me paga 1:40 de hora extra no sabado isso procede com a carga horaria correta?

    ResponderExcluir
  23. ola, trabalho de segunda á sexta,entro ás 7:30hrs e saio ás 17:00,almoço de 12:00hrs ás 13:00hrs,quero saber se estou trabalhando 44 horas semanais.

    ResponderExcluir
  24. Bom Dia,

    Dados: tenho no contrato de trab., horário de 23:00 03:00 04:00 06:00. Horas semanais 44 e Hor. DSR 07:20. Saio do trab. sempre as 07:00. Não tiro horário de intervalo (seria o que está no contrato). Escala é de 6 dias trab. por 01 folga na semana e 01 domingo no mês. Trab. em hotel. Sal. hora: R$ 4,81 Adicional noturno 25%. Não recebo horas extras. Meu último holerite: horas normais 40,43 e horas noturnas 179,17. Pela nossa categoria a carga horária é de 44hs semanais e 220Hs mês.
    Duvidas:
    1-pelo horário faço 08hs dia x 06 dias = 48hs semana x 05 semanas = 240hs semana esta correto?
    2-O que seriam horas normais e horas noturnas?
    2-Pela hora que saio 07:00, estou fazendo hora extra?
    3-Somando as horas de cada holerites ficam sempre em 219,60. Está correto esta diferença de 40min. nos holerites?
    4-Não fazendo a hora de intervalo deveria recebe-la certo? como hora extra? Ou no caso sair mais cedo, pode isso?
    5-O adicional noturno fica só em cima das horas noturnas?
    6-Se faço todo dia a mesma hora, não deveria vir no holerite sempre a mesma hora? Pois ela varia: Mês 03 foi 40,43 normal e 179,17 noturna; Mês 02 foi 57,52 normal e 162,08 noturna. É correto? Qual é a variável aqui e porque?
    Bom, agradeço muito uma ajuda aqui para esclarecer estas duvidas. desde já grato pela atenção.
    Abçs
    Marco Antônio

    ResponderExcluir
  25. Trabalho de segunda à sexta de 10 às 18, e sabado e domingo de 10 às 15:30. Com uma folga por semana e um domingo no mês. Esse horario está correto?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite,
    sou vendedor, trabalho com escala 7x1 , sendo que trabalho no domingo do 12:00 as 20:00 e no primeiro sábado do mês faço uma jornada de 12horas trabalhadas com apenas 1h de almoço. Como faço para calcular minha jornada semanal? Lembrando que eu não recebo hora extra e ainda tenho que bater meu cartão de ponto como se tivesse entrando no meu horário normal

    ResponderExcluir
  27. Trabalho das 7:30 as 11:30 e das 13:30 as 18:00 de segunda a sexta e 2 sábados por mês das 7:30 as 12:00. Como saber se essa carga horária está correta?

    ResponderExcluir
  28. oi boa tarde!!
    Trabalho das 08:00 ás 18:00 com uma hora e meia de intervalo sendo que ele paga 30 min de hora extra. Entretanto sábado trabalho das 08:00 ás 15:30 e meu chefe quer descontar no sábado pq não faço as 8 horas trabalhadas. Isto é correto ??

    ResponderExcluir
  29. TIRE UMA DUVIDA , MEU SALARIO É 948.35 , NA SEGUNDA, QUARTA E SEXTA TRABALHO DE 4:00 AS 14:00 E TERCA, QUINTA E SABADO DE 13:00 AS 22:00 SENDO QUE TRABALHO FERIADOS TAMBEM, TRABALHO PARA PREFEITURA SOU CNCURSADA, POR FAVOR VCS CONSEGUEM ME MANDAR O CALCULO DE 19 DE ABRIL A 19 DE MAIO?? AGUARDO POIS ACHO QUE NAO TO RECEBENDO O QUE DEVO RECEBER..GRATA

    ResponderExcluir
  30. Como saber minha hora trabalhada por ex de oito pra nove é uma hora de nove pra dez mais uma hora e assim sucesivamente ou é de outra maneira como saber pq. Cada um diz de um jeito obrigada vera

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Oi trabalho de em pregada doméstica das 7 as 16 hora tenho que trabalhar no sábado

    ResponderExcluir
  33. oi eu trabalho da 08 as 05 e tenho que duas horas de descanso eu tenho que trabalha no sabado o dia todo

    ResponderExcluir
  34. Oi trabalho no horio de. 10:00 as 19:00 de segunda a sextacom 1hora de almoço sabado de. 10:00 as 14:00 e domingo de 8:00 as 17:00. com1hora de almoço, quantas horas estou trabalhando por dia 10:00 ou 9 :00 horas

    ResponderExcluir
  35. No caso de escala 4 x 2 de porteiro , trabalha 11 horas nestes 4 dias e folga 2 dias. Como faço para saber qual será a escala mensal?

    ResponderExcluir
  36. Olá sou pintor de automóveis, trabalho em um horário errado. O certo seria eu trabalhar de 8:00 as 18:00 já que não trabalhamos no sábado, mas nos coloca para trabalhar de 8:00 as 6:30, ou seja ele ganha 2:30 por semana encima da gente, da umas 11 horas por mês. O que devo fazer com relação a isto?

    ResponderExcluir
  37. como é que acho quantidade de horas tendo que fazer 440 horas trabalhando só 8:00 hs somente no sábado? por favor alguem me ajude

    ResponderExcluir
  38. Trabalho de Segunda à Sexta das 8H às 17:45 com 1H de Almoço....

    Está certo trabalhar 8:45min por dia???

    Assim trabalho 50:70min mensais...

    Quero saber se isso é correto?

    ResponderExcluir
  39. Olá eu trabalho em uma pitzzaria de sexta feira até domingo. 3 dias na semana; de 4 até 00h qual e minha jornada de trabalho?

    ResponderExcluir
  40. Olá eu trabalho em uma pitzzaria de sexta feira até domingo. 3 dias na semana; de 4 até 00h qual e minha jornada de trabalho?

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde!!

    Trabalho de Segunda a sexta das 08 as 18 todos os dias, com direito a 1 hora de almoço e 15 minutos de café. Isso excede o permitido por lei de 44 horas semanais?

    ResponderExcluir
  42. Trabalho de segunda a sábado das 11:00 da manhã as7:00 da noiti sem intervalo está certo

    ResponderExcluir
  43. TRABALHO DAS 08:00 AS 18:00 E TENHO 1:30 DE ALMOÇO ESSA CARGA HORARIA ESTA CORRETA PORQUE NÃO RECEBO NENHUM VALOR REFERENTE A HORA EXTRA NO HOLERITE E NEM POR FORA .

    ResponderExcluir
  44. Bom dia quem trabalha das 12:00 ás 20:00 são quantas horas trabalhadas?

    ResponderExcluir
  45. Boa noite sou professora (estagiária) trabalho das 07:as 11:30 ( nunca saio 11:30). recebi de salario 620 ela disse q paga por hra aula. Uma funcionaria afirmou q na carteira dela a hra aula esta saindo a 6: 30. gostaria de saber se estas contas estão certas.

    ResponderExcluir
  46. ola trabalho de zeladora de segunda a sexta das 07:30 as 15:30 com 1:15 de intervalo isso ta certo

    ResponderExcluir
  47. Eu trabalho das 8:30 as 17:30 esta certo eu trabalho de segunda a sexta

    ResponderExcluir
  48. Trabalho das 08:00 as 17:00 com 2 horas de almoço e no sábado das 08 as 12 tô devendo hora?

    ResponderExcluir
  49. Oi bom dia eu trabalho das 9:00 as 18:00 de segunda a sábado com uma hora de almoço isso esta certo.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde!Sou servidora estatutaria.No edital do meu concurso esta escrito 30h semanais,mas na ficha funcional consta 150h mensais.Como fechar este calculo?Obrigada!

    ResponderExcluir
  51. Ola, trabalho em uma empresa de informática, entro 08:00 e saiu as 18:00 com 1 hora de almoço de segunda a sexta, perguntei a minha chefe se estava certo meu horario, e ela fez umas contas q nao entendi. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  52. bom dia.... gostaria de tirar uma dúvida..vou assinar contrato de 40h semanais de segunda a sexta me informaram que seria de 7:00 as 16:00 mas aí não seria 9h por dia ao invés de 8??? terei 1h para almoço.....estou na dúvida.... me ajuda a entender por favor!!!!

    ResponderExcluir
  53. eu trabalho das 14:00 até as 22:00 e nos sábados das 07:30 as 12:00, estou de acordo com a lei do trabalhador ?

    ResponderExcluir
  54. Olá bom dia, trabalho em um hospital veterinário início o trabalho de 10:4G até as 19:00 isso ocorre de segunda a sexta no sábado trabalho de 9:4G as 18:00 e uma vez no mês trabalho uma semana de 9:12 as 19:00 isso ocorre quando trabalho no domingo pego 6:00 até 14:20 pra folga sábado e domingo

    ResponderExcluir
  55. trabalho das 15:00 as 21:30 e minha empresa diz q tenho 30 minutos de intervalo e que esse 30 minutos.por isso saio 21:30 para pagar minha meia hora de intervalo e correto isso?

    ResponderExcluir
  56. boa tarde, gostaria de saber se meu horário esta correto,
    trabalho de 9:00 ás 17:20 com 1 hora de intervalo de segunda a sábado e ao domingo de 9:00 as 16:00 com direito a uma folga.
    esta correto isso???

    ResponderExcluir
  57. Boa noite. Gostaria de saber se meu horário está correto, trabalho de 8h às 18h com uma hora e meia de almoço e aos sábados de 8h às 12h.
    Ao todo são 220 horas mensais, será que tem hora extra?

    ResponderExcluir
  58. Bom dia. Gostaria de sabe quanto eo meu dia de trabalho meu horario e das 09:00 as 18:00 de segunda a sabado e recebo 1,170,00 quanto e meu dia.

    ResponderExcluir
  59. Oi boa tarde não trabalho de carteira assinada tem seis meses está certa meu horário 9da manhã as 18horas sem horário de almoco eu faço d tudo inclusive sou babá so recebo 900 reais

    ResponderExcluir
  60. Trabalho em jornada de seis dias trabalhados por dois dias de folga (6X2). São oito horas diurnas, descontado o período de uma hora para refeições, dando 7 horas diárias. A empresa considera para cálculos 200 horas mensais. Pergunta: não deveria ser 210 horas? Porque 7 h diárias x 6 dias = 42 h x 5 semanas = 210. Quem esta certo no final das contas?

    ResponderExcluir
  61. boa noite trabalho 12 horas por dia meia hora de almoço e eles so pago 37 horas pra mim ta certo isso

    ResponderExcluir
  62. boa noite trabalho 12 horas por dia meia hora de almoço e eles so pago 37 horas pra mim ta certo isso

    ResponderExcluir
  63. Oi trabalho de 09: as 17: 00 e 1 ora de almoço. Devo sair da empresa as 18:00 ?
    E aos sábados abro a loja as 09:00
    E não tenho hora pra fecha
    E folgo na segunda isso ta certo ou não ?
    Por favor me ajuda?

    ResponderExcluir
  64. Oi, eu trabalho de terça a sabado das 9 as 19 horas com 1:10 de almoço. Alguns dias eu entro as 8:30 e não são todos os sabados que eu trabalho até as 19, muitas vezes até as 16 horas. Esta certo? obrigada

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde!

    Devido a crise a empresa pode reduzir a carga horária em 30% e reduzir o salário em 15% celebrando um acordo entre partes onde, esse acordo garante estabilidade aos colaboradores durante a sua vigência que é de seis meses?

    Agradeço a atenção!

    Att,

    ResponderExcluir
  66. Boa Tarde!
    Eu trabalho de domingo a sexta das 23:00 as 07:20hs gostaria de saber se tenho direito a um domingo de folga no mes?
    A empresa fala que nao tenho direito pois como minha folga é no sabado e so volto a trabalhar no domingo as 23:00 eu nao tenho esse direito.

    ResponderExcluir
  67. Bom dia,.
    Trabalho numa determinada empresa a quase cinco meses 6 dias por semana folgando no setimo dia de acordo com a escala estabelecida pelos coordenadores. Ou seja 4 folgas ao mes (2domingos/2 quintas ou 1domingo/3quintas) na qual entro todos os dias enclusive fins de semanas e feriados 7:00 e largo de 15:20 e tenho uma hora de almoço.
    Gostaria de saber se esta correto, eu creio que não pois não batemos ponto quando tiramos hora de almoço e nem quando voltamos, o que significa que de acordo com o relógio de ponto durante este período em que descancamos estamos trabalhando. Por tanto não compreendo o porque temos que trabalhar esses 20 min (15:20) diários sendo que de 7:00 as 15:00 a nossa carga horaria de 8 horas já está alcançada. Meu coordenador disse que esses vinte minutos a mais são para compensa... Compensar o que? Não sei! O Senhor poderia me explicar e esclarecer minhas duvidas a respeito, por favor. Desde ja, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  68. Bom dia,.
    Trabalho numa determinada empresa a quase cinco meses 6 dias por semana folgando no setimo dia de acordo com a escala estabelecida pelos coordenadores. Ou seja 4 folgas ao mes (2domingos/2 quintas ou 1domingo/3quintas) na qual entro todos os dias enclusive fins de semanas e feriados 7:00 e largo de 15:20 e tenho uma hora de almoço.
    Gostaria de saber se esta correto, eu creio que não pois não batemos ponto quando tiramos hora de almoço e nem quando voltamos, o que significa que de acordo com o relógio de ponto durante este período em que descancamos estamos trabalhando. Por tanto não compreendo o porque temos que trabalhar esses 20 min (15:20) diários sendo que de 7:00 as 15:00 a nossa carga horaria de 8 horas já está alcançada. Meu coordenador disse que esses vinte minutos a mais são para compensa... Compensar o que? Não sei! O Senhor poderia me explicar e esclarecer minhas duvidas a respeito, por favor. Desde ja, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia,.
    Trabalho numa determinada empresa a quase cinco meses 6 dias por semana folgando no setimo dia de acordo com a escala estabelecida pelos coordenadores. Ou seja 4 folgas ao mes (2domingos/2 quintas ou 1domingo/3quintas) na qual entro todos os dias enclusive fins de semanas e feriados 7:00 e largo de 15:20 e tenho uma hora de almoço.
    Gostaria de saber se esta correto, eu creio que não pois não batemos ponto quando tiramos hora de almoço e nem quando voltamos, o que significa que de acordo com o relógio de ponto durante este período em que descancamos estamos trabalhando. Por tanto não compreendo o porque temos que trabalhar esses 20 min (15:20) diários sendo que de 7:00 as 15:00 a nossa carga horaria de 8 horas já está alcançada. Meu coordenador disse que esses vinte minutos a mais são para compensa... Compensar o que? Não sei! O Senhor poderia me explicar e esclarecer minhas duvidas a respeito, por favor. Desde ja, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Bom dia,.
    Trabalho numa determinada empresa a quase cinco meses 6 dias por semana folgando no setimo dia de acordo com a escala estabelecida pelos coordenadores. Ou seja 4 folgas ao mes (2domingos/2 quintas ou 1domingo/3quintas) na qual entro todos os dias enclusive fins de semanas e feriados 7:00 e largo de 15:20 e tenho uma hora de almoço.
    Gostaria de saber se esta correto, eu creio que não pois não batemos ponto quando tiramos hora de almoço e nem quando voltamos, o que significa que de acordo com o relógio de ponto durante este período em que descancamos estamos trabalhando. Por tanto não compreendo o porque temos que trabalhar esses 20 min (15:20) diários sendo que de 7:00 as 15:00 a nossa carga horaria de 8 horas já está alcançada. Meu coordenador disse que esses vinte minutos a mais são para compensa... Compensar o que? Não sei! O Senhor poderia me explicar e esclarecer minhas duvidas a respeito, por favor. Desde ja, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia,.
    Trabalho numa determinada empresa a quase cinco meses 6 dias por semana folgando no setimo dia de acordo com a escala estabelecida pelos coordenadores. Ou seja 4 folgas ao mes (2domingos/2 quintas ou 1domingo/3quintas) na qual entro todos os dias enclusive fins de semanas e feriados 7:00 e largo de 15:20 e tenho uma hora de almoço.
    Gostaria de saber se esta correto, eu creio que não pois não batemos ponto quando tiramos hora de almoço e nem quando voltamos, o que significa que de acordo com o relógio de ponto durante este período em que descancamos estamos trabalhando. Por tanto não compreendo o porque temos que trabalhar esses 20 min (15:20) diários sendo que de 7:00 as 15:00 a nossa carga horaria de 8 horas já está alcançada. Meu coordenador disse que esses vinte minutos a mais são para compensa... Compensar o que? Não sei! O Senhor poderia me explicar e esclarecer minhas duvidas a respeito, por favor. Desde ja, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tira uma hora de almoço todos os dias, está certo, pois está trabalhando 07:20 hs por dia, que multiplicado por 6 dias é igual as 44 horas semanais. Quanto aos feriados, tem que ser pago como hora extra. O fato de você não bater o ponto no almoço não quer dizer que você não está tirando.

      Excluir
  72. Ola trabalho das 11:00 ate as 19:20 com 1 hora de almoço esse horario é de segunda a sabado com 1 folga semana e no domingo entre as 13:40 ate 20:00 esta correto as horas trabalhadas? E no domingo e feriado é considerado horas extras?

    ResponderExcluir
  73. minha dúvida e sobre horário rotativo,quantas horas diárias fazer neste caso.

    ResponderExcluir
  74. ola fui contratada, para trabalhar no shop, por um periodo de 40 dias, trabalho de segunda a segunda, das 16h as 22h, nos sabados trabalho das 10h as 22h, e ganho uma folga a cada 15 dias, tenho 15 min para o lanche, e meu salario vai ser de 1300, incluindo neste salario, o vale transporte e vale alimentação, esta correto isso. aguardo por resposta. desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  75. Oi trabalho de segunda a sexta das 08:00 as 18:00 sendo 2 horas de almoço e trabalho 2 sabados por mes sendo que de terca faco das 08:00 as 14:00 sao 40 horas semanis mais somando o mes inteiro nao da 220 horas, e meu patrao ta querendo descontar ta certo isso!!!! Tem semana que passa das 40 hrs

    ResponderExcluir
  76. Boa Noite!
    Como faço o cálculo das 6 horas por dia?
    o correto é dividir por exemplo: 788/220 ou 788/150 para obter o valor da hora?

    Responder

    ResponderExcluir
  77. Ola bom dia eu trabalho de segunda a segunda.
    Eu trabalho das 13:00 ate as 22:00 horas
    Ou seja eu trabalho 9 horas por dia com uma hora de almoço.
    No caso sseriam 8 horas trabalhadas e uma hora de descanso.ta certo isso?
    Exemplo quando eu vou trabalhar no domingo eu folgo no sábado e quando eu vou folgar no domingo eu trabalho de domingo ate sábado todos os dias das 13:00 as 22:00
    Ta certo isso

    ResponderExcluir
  78. oi eu trabalho de segunda a sabado das 8:00 as 18:00 quando nao ,passamos vinte minutos meia hora a mais todos os dias temos 1 hora de almoço por dia estou des do dia 19 julho trabalhando e estou sem registro correto sei que nao e mais tenho familia e prescso trabalha mais gostaria de saber o que correto e justo. Meu imail baby1234we10@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Olá.
    Meu horário de trabalho é das 9h às 18h45, ou podia ter optado por sair mais cedo sexta. Uma hora de almoço. Está correto?

    ResponderExcluir
  80. Anônimo30 de ago de 2015 16:22:00
    oi eu trabalho de segunda a sabado das 8:00 as 18:00 quando nao ,passamos vinte minutos meia hora a mais todos os dias temos 1 hora de almoço por dia estou des do dia 19 julho trabalhando e estou sem registro correto sei que nao e mais tenho familia e prescso trabalha mais gostaria de saber o que correto e justo. Meu imail baby1234we10@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. bom dia, como calcular as horas extras de um funcionario que trabalha 24 horas folgando 24 horas, ou seja 24 por 24. sabemos que domingos e feriados é 100 %. obrigado.

    ResponderExcluir
  82. trabalho de 7 as 13 e de 15 as 17 na semana e no sabado de 10 as 14 quero saber se pelo fato de tar trabalhando 6 horas corridas na semana estou trabalhando correto ou estou fazendo horas a mais

    ResponderExcluir
  83. Trabalho todo dia mais de 8 horas e so tenho folga na terça feira sem nenhum domingo de folga gostaria de saber se o dsr significa as oito horas de descanso q tenho na toda
    terça

    ResponderExcluir
  84. oi me ajudem por favor, trabalho de segunda a sexta das 14 as 23 horas e aos sábados das 10:00 as 14 horas, está correto minha carga horária, não estou trabalhando a mais ?
    ivonetesantos19@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ao que vejo faz uma hora extra por dia, mais adicional noturno não esqueça.

      Excluir
  85. Olá.
    Bom gostaria de saber uma pessoa trabalha 08:48 horas por dia de segunda a sexta, quantas horas nela trabalha durante a semana? não podendo ultrapassar 44 horas semanais e totalizando 220 horas mensais? se conseguir pode colocar por favor os cálculos. obrigado!!!

    ResponderExcluir
  86. Bom dia, eu trabalho das 7h20 às 17h08 de segunda a sexta com 1h de almoço. Essa carga horária está certa??

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde trabalho de segunda a sábado nesse horário 8:30 as 19:00 e no domingo trabalho de 8:30 as 13:00 essa carga horaria esta certa ?

    ResponderExcluir
  88. Trabalho de 8:30 saiu de 11:00 volto 12:30 e saiu 17:30,quantas horas estou trabalhando?.

    ResponderExcluir
  89. entro às 8:00 e saio as 18:00 com 01 hora de almoço de segunda a sexta , está correto?

    ResponderExcluir
  90. Trabalho de 5 a uma hora
    E sábado até as 13:30 ta certo meu horario

    ResponderExcluir
  91. Trabalho das 9:00 as 18:00 horas de segunda as sábado ultrapasso minhas horas semanais????

    ResponderExcluir
  92. Olá estou precisando de ajuda trabalho de de segunda a sexta das 7:30 as 17:10 sem parar para o almoço quero saber quantas horas extra eu faço por mês?

    ResponderExcluir
  93. Olá estou precisando de ajuda trabalho de de segunda a sexta das 7:30 as 17:10 sem parar para o almoço quero saber quantas horas extra eu faço por mês?

    ResponderExcluir
  94. Olá, trabalhamos de segunda à quinta das 08:00hs às 18:00hs e sexta até às 17:00hs, com uma hora de almoço. Isso está correto?

    ResponderExcluir
  95. ola trabalho de 7;as 17;h como caucular
    minhas horas me pagam um mes diferente do outro

    ResponderExcluir
  96. Bom trabalho de 13:30 as 22 com meia hora de intervalo isso está certo e por mês conta que da minha jornada de trabalho

    ResponderExcluir
  97. Tenho 2 empregadas domesticas, com carga horaria de 44 horas semanais. Esta certo elas cumpriram duas horas da seguinte forma: 08h00 às 12h00 - 13h00 às 17h00. Sabado 08h00 às 13h00. Está correto este horário?

    ResponderExcluir
  98. Me ajudem por favor!

    Trabalho em uma empresa a oito meses com uma jornada de trabalho de 9 horas diarias, meu horario é de 09:00hs as 19:00hs com duas hora de almoço e ao sabado 9:00 ao 12:00 ultrapassando muitas vezes este horario e nao ganho hora extra por esse tempo que trabalho a mais. Gostaria de saber se isso esta correto e o que posso fazer??

    Obrigada



    Leia mais: http://jus.com.br/forum/267394/carga-horaria-de-9-horas-diarias-esta-certo#ixzz3mznA4ake

    ResponderExcluir
  99. boa noite eu trabalho 8:20hs tendo uma hora de descanso de domingo a domingo, tendo 2 folgas na semana e 2 domingo totalizando 4 folgas no mês quantas horas tendo no mês trabalhada?

    ResponderExcluir
  100. Trabalho de segunda a sexta - sendo de seg. à quinta 8h às 18h com uma hora de almoço, e na sexta trabalho das 8h às 17h, também com uma hora de intervalo, como calcular as horas?

    ResponderExcluir
  101. Olá sou motorista de ônibus , e trabalha até 10 horas direto , sem ter como almoçar, a empresa tem que me pagar pela hora de almoço trabalhada ? -e como calcular essa hora de almoço?

    ResponderExcluir
  102. E trabalho em um park de diversão e trabalho geralmente de terça a domingo e trabalho 9hrs por dia qria entender qnto teria de acerto tenho 2anos e 5meses

    ResponderExcluir
  103. Olá trabalho das8:00 as18:00 de segunda a sábado sendo que a firma manda eu trabalhar um domingo no mês e tenho uma folga na semana isso ta certo.

    ResponderExcluir
  104. Olá trabalho das8:00 as18:00 de segunda a sábado sendo que a firma manda eu trabalhar um domingo no mês e tenho uma folga na semana isso ta certo.

    ResponderExcluir
  105. Bom dia, tenho uma dúvida, o certo é 40 horas semanais ou 44, 200 horas mensais ou 220

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde eu trabalho de 16:00 a 00:00 mais não saio 00:00 em ponto sempre 00:45 ... E tenho uma 1 de intervalo esse minutos conta como hora extra

    ResponderExcluir
  107. Boa noite.
    Minha jornada é de segunda a quinta dás 07:00 ás 17:00 e na sexta-feira dás 07:00 ás 16:00, o meu chefe diz que não tenho direito a hora extra porque dá 44 horas semanas porque não trabalhamos aos sábados. Entretanto ele não se atenta ao fato de excedo a 8 hora diária.
    Ele está certo?
    lendo as postagens de vocês concluo que não pode passar de 8 diária e se ele não abre aos sábados é liberalidade dele.

    ResponderExcluir
  108. Boa Tarde.

    Trabalho de segunda a sexta das 07:30 as 17:18 ( com uma hora de almoço), está correto?

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde!

    Gostaria de saber como é feito o cálculo da compensação de horas por não trabalhar no sábado, soube que não é correto dividir as 4hs do sábado e somar na semana.

    ResponderExcluir
  110. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde
    Minha carga horária é de 220 horas, porém acredito que estou fazendo hora a mais, pois estou trabalhando 10 horas por dia.
    Trabalho de segunda a sexta, das 07:00hs às 17:00, saindo às sextas às 16:00. Tenho intervalo de uma hora para almoço. Então eu estou trabalhando 9 horas e não 8 como a CLT determina. A empresa alega que esse horário está correto. Gostaria de saber se está certo ou não.

    ResponderExcluir
  112. Oi trabalho em uma empresa de operadora de caixa e a carga horária de lá é de segunda à sexta de 7:00 às 19:00 e no sábado de 7:00 às 17:00sem horário para almoço(a empresa disponibiliza o almoço)como e volto logo para o caixa pois nunca tem ninguém para ficar gostaria de saber como calcular as horas extras.

    ResponderExcluir
  113. Oi trabalho em uma empresa de operadora de caixa e a carga horária de lá é de segunda à sexta de 7:00 às 19:00 e no sábado de 7:00 às 17:00sem horário para almoço(a empresa disponibiliza o almoço)como e volto logo para o caixa pois nunca tem ninguém para ficar gostaria de saber como calcular as horas extras.

    ResponderExcluir
  114. BOM DIA! TRABALHO DAS 7:06 AS 17:30 DE SEG A QUINTA E DE SEXTA DAS 7:06 AS 17:00 TODOS OS DIAS COM 1:30 DE ALMOÇO ESTA CORRETO ?

    ResponderExcluir
  115. Quem trabalha três dias na semana, tem que ter quantas horas semanais ? Desde já grato.

    ResponderExcluir
  116. Bom dia! trabalho de segunda a sexta de 08:00 as 17:45, sendo que esse semana passada levei minha mãe ao medico e trouxe declaração....então o RH falou que ia serve como declaração pra metade do dia...como se eu tivesse trabalho ate as 12:00 no meu cartão esta 285 de minutos de atraso isso ta certo??

    ResponderExcluir
  117. Sou empregada dormestica entro as nove e saio as 18:00, mais nem sempre saio esse horário pois chego atrasada, tbm fico até as 19 pra não trabalha aos sábado!!! Queria saber no certo como eu mesma posso fazer o cálculo dos meus horário!! E tbm faço tudo no trabalho, qual e o meu salário, qual o valor do meu décimo terceiro, minhas férias.... Tbm tem nunca tiro minhas férias toda sempre fica 15 pra trás.. Por favor me dê uma orientação.

    ResponderExcluir
  118. Sou empregada dormestica entro as nove e saio as 18:00, mais nem sempre saio esse horário pois chego atrasada, tbm fico até as 19 pra não trabalha aos sábado!!! Queria saber no certo como eu mesma posso fazer o cálculo dos meus horário!! E tbm faço tudo no trabalho, qual e o meu salário, qual o valor do meu décimo terceiro, minhas férias.... Tbm tem nunca tiro minhas férias toda sempre fica 15 pra trás.. Por favor me dê uma orientação.

    ResponderExcluir
  119. Eu entro 7:30 e saio 3:30 de segunda a sábado e não tiro HR de almoço ta certo??

    ResponderExcluir
  120. trabalho mais de 12 horas por dia, isso é correto?

    ResponderExcluir
  121. Eu trabalho das 5 da manhã as 9 da noite sendo que no outro dia eu estou de folga a gente só tem 15 minutos de almoço ta certo isso eu trabalho no posto BR de frentista

    ResponderExcluir
  122. Oi trabalho das 6:45 as 12;00 e 13,:30 as 17:30 de segunda-feira a quinta-feira,e na sexta-feira das 6:45 as 12:00 e da 13:30 as ,15:40,esta certo essa jornada de trabalho????
    No sábado não trabalho

    ResponderExcluir
  123. Boa noite trabalho de seg a sex 10:00 às 19:15 e sabado 08:30 às 12:30 so que eles falam que 15 min depois da horario de trabalho não e considerao como compensação de hora, isso e correto?

    ResponderExcluir
  124. Bom dia trabalho das 7 da manha as 19 da noite , de segunda a sexta ,nesta jornada quantas horas de descanso tenho? Grata

    ResponderExcluir
  125. Trabalho de segunda a sabado de 9:00as19:30,sendo ,com 1hora de almoço e 15 minutos de lanchea partir de que horas se conta como extra?e quando trabalhamos no domingo ou no feriado qual o valor que devemos receber?

    ResponderExcluir
  126. Oi eu trabalho das 8:30 às 18h e tenho 2h de almoço de segunda a sexta e sábado das 8:30 até às 16h e tenho 1h de almoço. minha dúvida é se está certo esse horário ou se estou fazendo extra sem saber

    ResponderExcluir
  127. Olá, meu esposo trabalha com alta tensão e o horário no contrato de trabalho é de Seg. a Sexta das 8:00 as 17:48 com 1 hora de intervalo. A minha duvida é se ele trabalha por exemplo na quinta das 8:00 as 3:00 da manha da sexta (e ja aconteceu dele trabalhar esse horário) qual horario que ele tem que entrar na sexta e qual horario ele tem que sair? e ele acaba fazendo muita hora extra e a empresa diz que não pode pagar mais de 40 horas extras pq o funcionario só pode fazer 2 horas por dia então ele fez 100 horas e a empresa dividiu para pagar metade no pagamento e metade no vale, quero saber se eles podem fazer isso?
    Obrigada. Se puder enviar a resposta pelo meu e-mail é ro_valery2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  128. Olá, meu esposo trabalha com alta tensão e o horário no contrato de trabalho é de Seg. a Sexta das 8:00 as 17:48 com 1 hora de intervalo. A minha duvida é se ele trabalha por exemplo na quinta das 8:00 as 3:00 da manha da sexta (e ja aconteceu dele trabalhar esse horário) qual horario que ele tem que entrar na sexta e qual horario ele tem que sair?sabendo que ele tem que ter 11 horas de descanso, mas nesse caso ele teria que entrar as 11:00 e sair que horas?e ele acaba fazendo muita hora extra e a empresa diz que não pode pagar mais de 40 horas extras pq o funcionario só pode fazer 2 horas por dia então ele fez 100 horas e a empresa dividiu para pagar metade no pagamento e metade no vale, quero saber se eles podem fazer isso?
    Obrigada. Se puder enviar a resposta pelo meu e-mail é ro_valery2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  129. Olá, meu esposo trabalha com alta tensão e o horário no contrato de trabalho é de Seg. a Sexta das 8:00 as 17:48 com 1 hora de intervalo. A minha duvida é se ele trabalha por exemplo na quinta das 8:00 as 3:00 da manha da sexta (e ja aconteceu dele trabalhar esse horário) qual horario que ele tem que entrar na sexta e qual horario ele tem que sair?sabendo que ele tem que ter 11 horas de descanso, mas nesse caso ele teria que entrar as 11:00 e sair que horas?e ele acaba fazendo muita hora extra e a empresa diz que não pode pagar mais de 40 horas extras pq o funcionario só pode fazer 2 horas por dia então ele fez 100 horas e a empresa dividiu para pagar metade no pagamento e metade no vale, quero saber se eles podem fazer isso?
    Obrigada. Se puder enviar a resposta pelo meu e-mail é ro_valery2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  130. Olá, meu esposo trabalha com alta tensão e o horário no contrato de trabalho é de Seg. a Sexta das 8:00 as 17:48 com 1 hora de intervalo. A minha duvida é se ele trabalha por exemplo na quinta das 8:00 as 3:00 da manha da sexta (e ja aconteceu dele trabalhar esse horário) qual horario que ele tem que entrar na sexta e qual horario ele tem que sair? e ele acaba fazendo muita hora extra e a empresa diz que não pode pagar mais de 40 horas extras pq o funcionario só pode fazer 2 horas por dia então ele fez 100 horas e a empresa dividiu para pagar metade no pagamento e metade no vale, quero saber se eles podem fazer isso?
    Obrigada. Se puder enviar a resposta pelo meu e-mail é ro_valery2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  131. trabalho numa escala de 24 x 72 corridos quais os cálculos.

    ResponderExcluir
  132. Olá, bom dia!
    trabalho em comércio das 7:00 as 18:00 , um sábado sim e outro não, das 7:00 as 16:00 , poderia me ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
  133. Olá Bom dia!!
    Trabalho das 8;30 as 18;00h de segunda a sexta, aos sabados das 8:00 as 17:00,e meio período de folga semanal , estou com horas extras a mais?

    ResponderExcluir
  134. Olá bom dia, trabalho do 12:00 as 20:00 de seg a sex e 4 hrs no sábado, mais porém agr minha patroa disse q pra eu poder tirar uma hora de descanso durante a semana eu preciso entra as 11:00 ou paga as 5 hrs no sábado isso é Certo?? Me ajudem por favor to desesperada

    ResponderExcluir
  135. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  136. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  137. Ola amigo eu trabalho das 10 as 15:00 e das 18:30 a 23:00 como fica no meu caso? Tenho direito a horas extras? So tenho uma folga por semana que e na quarta-feira

    ResponderExcluir
  138. boa tarde trabalho das 18:00 até a 01:00 da manhã, todos os dias como porteiro, segurança de um restaurante, fico em pé todo o tempo, faça tempo bom ou não, 7 dias da semana para uma empresa que terceirizou o serviço eles me pagam R$ 1.550,00 mês alguem sabe me dizer se está certo isso são 7 horas por dia aguardo resposta ,pode ser no email rnato08@gmail.com

    ResponderExcluir
  139. boa tarde trabalho das 18:00 até a 01:00 da manhã, todos os dias como porteiro, segurança de um restaurante, fico em pé todo o tempo, faça tempo bom ou não, 7 dias da semana para uma empresa que terceirizou o serviço eles me pagam R$ 1.550,00 mês alguem sabe me dizer se está certo isso são 7 horas por dia aguardo resposta ,pode ser no email rnato08@gmail.com

    ResponderExcluir
  140. Bom dia! Eu trabalho da 8:00 as 18:00 seg a sex, e 8:00 as 12:00 um sábado sim outro nao! Queria sabe se está certo as horas, e se devo receber hora extra?

    ResponderExcluir
  141. Bom dia! Eu trabalho da 8:00 as 18:00 seg a sex, e 8:00 as 12:00 um sábado sim outro nao! Queria sabe se está certo as horas, e se devo receber hora extra?

    ResponderExcluir
  142. Boa noite,Eu trabalho em uma padaria 57 horas semanais ou SEJA 9 horas e 30 minutos por dia de sugunda a Sábado,Sei que isto é errado mais oq devo fazer,ela tem que mim pagar Extra ou tem outra coisa,Aguardo sua Resposta!!!

    ResponderExcluir
  143. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  144. Bom dia.no meu contrato de trabalho esta como folguista.salario por hora de $5,08.36 horas semanais.no mês de outubro na minha escala esta 18 dias trabalhado. no meu holerite esta 66horas normais trabalhadas e 24 horas de adicional noturno.como é feito o calculo.porque não sei oque esta errado e nesse mês pelos cálculos trabalhei menos e ganhei mais que o mês passado mas mesmo assim as contas nao batem.obrigado

    ResponderExcluir
  145. Boa tarde eu trabalho de doméstica gostaria de saber se minha carga horária tá certa, entro no trabalho as 7 : 00 e saindo as 5 : 00 de segunda a quinta na sexta entro as 8 : 00 e saindo as 5 : 00. Obrigado se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Está correto, de 2ª a 5ª você 9h/d que ficará assim 9x4= 36h + as 08:00 da sexata feira ficará 44h/s.
      É o que a CLT diz: 44 horas semanais.
      Certíssimo!

      Excluir
  146. Boa noite,
    Na empresa que trabalho, fazemos o horário das 07:00 - 12:00 / 13:00 - 17:00, resultando 45h/s.
    Embora a CLT e CCT digam o máximo 8h/d, trabalhamos 9h/d.
    Ao argumentar a questão o dono da empresa disse que nos dá 20’ de café, o que pela CLT diz: + 4h tem o direito de um pequeno intervalo; e o CCT diz que o mínimo de 15’ para café, pão e leite que a empresa tem que oferecer.
    Ele ficou tentando provar para mim que não trabalhamos 45h/d; e disse que irá tirar o horário de café (10’ de manhã e 10’ à tarde); a gerente virou e falou que é uma cortesia da empresa o café... Observação ele está descontando os 20’ de café no horário trabalhado o que não é para ser feito.
    Aff! Quero saber se eu que sou louca nesta história.

    ResponderExcluir
  147. Boa Tarde trabalho de segunda a quinta entro 13:24 e saiu 22:00 na sexta entro 12:24 e saiu 21:00 e sabado entro 07:00 e saiu 13:24 isto esta certo estou com duvida obrigada.

    ResponderExcluir
  148. Bom dia eu trabalho de 9 as 7 dw segunda a quinta sexta e sabado ate as 7:30 agora trabalho no domingo ate as duas mais recebo 800 reais por mes tenho folga quanto devevo recebe isso ta certoo

    ResponderExcluir
  149. Trabalho de tirar as folgas- 5hr na sexta,5hr sabado,5hr domingo - sendo que uma vez ao mes nas semana trabalho (terca, quarta e quinta) folgo 1 vez no domingo/mes.

    O salarioo mensal é de R925,00 mensal. Qual sera o meu salario mensal?

    resposta para o email:didayde@hootmail.com

    ResponderExcluir
  150. Olá! Tenho uma grande dúvida, e preciso urgente de uma ajuda.
    Bom,eu fui contratada para trabalhar das 16:30 á 00:30; lutei pra conseguir ter pelo menos 30 minutos de repouso.
    Após alguns meses,tirando apenas 30 minutos para repouso, fiquei em dúvida,se era correto ou não tirar só 30 minutos.
    Resumindo,agora nos deram o direito de ter uma hora de repouso, e minha carga horária de trabalho mudou, para 16:00 ás 01:00. Eu estou achando isto errado, mas a contadora da minha empresa nos informou que devemos trabalhar 8 horas corridas e 1 hora é a de repouso. Ou seja,ficamos 9 horas na empresa em uma escala 5x1! Por favor me tirem esta dúvida, é correto isto? =/

    ResponderExcluir
  151. boa tarde tenho uma duvida, comecamos a trabalhar no regime de 44 hs semanais, seg-sab das 10:45am (1 hs de intervalo) as 19:15 pm. e domingo 08:45am ate 16:30pm (15 minutos de intervalo) e uma folga na semana, a minha duvida e, se esta correto esta contagem feita pela empresa. desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  152. Boa noite.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida quanto a carga horária em relação a shopping.
    Quem trabalha em shopping, sabe q a maioria das lojas tem dois turnos um da manhã que começa as 10:00 e vai até as 16:00 com 15 min de lanche.Isso em horário normal que e de 10:00 as 22:O0 até sab e domingo que abre 13:00 e fecha as 21:00.Esse seria o horário normal do shopping em que trabalho.
    Gostaria de saber se pelo fato de trabalhar apenas seis horas por dia,de segunda a sexta (corresponde a 36 horas) ,eu fico "devendo" hora para a empresa.Sendo que dia de sab eu trabalho de 10:00 as 19:00 e domingo se for minha escala eu trabalho de 13:00 as 21:00 horas.Sendo que dia de sab eu tenho 1 hora de almoço mas Domingo não tenho.Pois só trabalha eu e mais uma,sendo inviável sair da loja pq não pode deixar a loja somente com uma vendedora.
    A mesma coisa e feriado.Só se trabalha duas pessoas nesse horário de 13:00 as 21:00.
    Gostaria de saber se essa carga horária está certa ,até que ponto!
    E em relação ao lanche aos feriados e fins de semana, ele da apenas R$8:90.
    Outra questão e a seguinte.
    Com a aproximação do mês de dez.um mês de festas e tal.A loja obriga,eu disse OBRIGA os funcionários a dobrarem conforme o horário estipulado por eles.por exemplo ,do dia 19 a 23 eles querem obrigar a trab 12horas pó diaa.Isso eu estou só falando desses dias,pra se ter uma ideia.
    E o mais absurdo que a empresa disse q não paga hora extra e nem vai da folga desses dias q nos iremos dobrar ,nem sequer do domingo. Isso foi algo que a gerente deixou bem claro ,q a empresa não da folga por hora de dobras,já que ela não paga,a folga seria uma opção .
    Mas nem isso querem da.
    Quero saber o que eu posso fazer nessa situação.
    Só pra ser curta ,i total de horas entre o dia 14 a 23 totaliza 50 horas trabalhadass.justamente por essas horas extras q não serão pagas e muito menos convertida em folga?
    O que fazer ?
    Quem puder me ajudar ,eu agradeço desde já.


    ResponderExcluir
  153. Boa tarde, eu trabalho de segunda a quinta de 08:00 até 18:00 hs e sexta de 08:00 até 17:00 hs, trabalho 1 vez por mês um sabado. qual o total horas trabalhadas?

    ResponderExcluir
  154. onde eu trabalho tem 2 jornadas, de dia de 08:00 às 17:48 à e a noite de 20:00 às 05:00 , ambas de segunda à sexta com intervalo de 01:00 para descanso. O horário noturno está correto? não sei bem, mas parece que a hora noturna considera menos minutos...

    ResponderExcluir
  155. Estou trabalhando no turno noturno trabalhei das 18 hs as 6:45 de sabado  sair domingo de manha 

    Ai minha gerente que me dar folga no domingo 

    Isso pode ?

    ResponderExcluir
  156. Estou trabalhando no turno noturno trabalhei das 18 hs as 6:45 de sabado  sair domingo de manha 

    Ai minha gerente que me dar folga no domingo 

    Isso pode ?

    ResponderExcluir
  157. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  158. Ola!!! Gostaria de saber se a horas extras e somada pelo total de horas trabalhadas semanais ou mensais!!!!

    E a porcentagem de horas, pois trabalho das 16:00 á 00:00 com folga apenas na quarta!!!

    Obrigado desde ja!!!

    ResponderExcluir
  159. bom dia tenho uma duvida sobre o as horas trabalhadas no caso o trabalhador tem que fecha as 220 horas mensais correto! e no mês que tem 2 ou mais feriados como fica, a empresa perde! e se for uma empresa que trabalha por produção?

    ResponderExcluir
  160. bom dia tenho uma duvida sobre o as horas trabalhadas no caso o trabalhador tem que fecha as 220 horas mensais correto! e no mês que tem 2 ou mais feriados como fica, a empresa perde! e se for uma empresa que trabalha por produção?

    ResponderExcluir
  161. Trabalho em uma sorveteria de domingo a domingo com somente na segunda a carga horária e das 14h as 22h com 30minutos de de intervalo gostaria de saber se a carga o horária ta certa e se tenho direito a folgas aos domingos. Logo obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
  162. Trabalho em uma sorveteria de domingo a domingo com somente na segunda a carga horária e das 14h as 22h com 30minutos de de intervalo gostaria de saber se a carga o horária ta certa e se tenho direito a folgas aos domingos. Logo obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
  163. ola gostaria de saber se esta certo meu horario de trabalho.
    como sou atendente de locação de carros e trabalho dentro do aeroporto e no balcão fico só para atender os clientes não tenho como tirar hora de intervalo
    na semana entro as 18:00 e saio as 03:00
    no domingo entro as 17:00 e saio as 03:00
    gostaria de informação sobre isso

    ResponderExcluir
  164. Bom dia,

    Obrigada pelo texto, calculando como me mostrou eu faço 8h30m diarias / 42h30 semanais e 212h30m mensais. Há um mínimo exigido?

    Atendo plantão pelo celular uma semana sim outra não, das 18h30 às 22h e aos sábados das 09h às 12h.

    Aqui não tem hora extra nem banco de horas, o ponto é no caderno ponto ainda. Estou sendo lesada? Ou é amparado por lei?

    ResponderExcluir
  165. Boa noite gostaria de saber,trabalho em uma empresa de segunda a sexta feira das 8 horas as 18 horas, sendo 1 hora de almoço.temos 15 minutos de cafe na parte da manha e 15 minutos a tarde.Estao querendo acabar com o cafe na parte da manha,vao passar o horario de almoço para 1:12 minutos.Gostaria de saber se eles podem fazer isto,cortar o horario de cafe na parte da manha.obrigado pela atençao e aguardo resposta boa noite

    ResponderExcluir
  166. o meu horario de trabalho é das 08:00 as 17:30 eu nao tenho horario de almoço e trabalho um sabado sim ou nao das 08:00 as 11:30 alguem saberia me ajudar quantas horas a empresa me deve .

    ResponderExcluir
  167. boa tarde
    eu trabalho das 6:00 as 15:20 e trabalho tres sabados das 8:00 as 14:00 sendo que tenho uma folga na sexta e uma no sabado ,gostaria de saber se esta passando das minha carga semanal
    aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  168. Oie eu pego no serviço 8:50 pra sair 16:15 de segunda a terça sendo uma folga na semana e o segundo horário pega de 10:00 até as 19:30 tendo tbm uma folga na semana depois de quinta a sábado o primeiro horário é 8:50 até as 19:15 e o segundo 9:30 as 19:30 ,gostaria de saber se está certo se da as 44 hrs..

    ResponderExcluir
  169. Oie eu pego no serviço 8:50 pra sair 16:15 de segunda a terça sendo uma folga na semana e o segundo horário pega de 10:00 até as 19:30 tendo tbm uma folga na semana depois de quinta a sábado o primeiro horário é 8:50 até as 19:15 e o segundo 9:30 as 19:30 ,gostaria de saber se está certo se da as 44 hrs..

    ResponderExcluir
  170. Bom dia!
    Eu trabalho de segunda à sexta das 14:00 às 23:00, e no sábado das 09:00 às 13::00 ( sem direito a almoço, isto está correto?? ).

    - A carga horária durante a semana está correta?

    ResponderExcluir
  171. Bom dia!
    Eu trabalho de segunda à sexta das 14:00 às 23:00, e no sábado das 09:00 às 13::00 ( sem direito a almoço, isto está correto?? ).

    - A carga horária durante a semana está correta?

    ResponderExcluir
  172. Bom Tarde.
    Gostaria de saber se esta correto minha carga horaria de trabalho. 07:30 as 12:00 e 13:00 as 17:30.

    e se a empresa pode dar recesso e descontar das minhas ferias? contaram do dia 24/12 até 03/01.. isso e correto?

    desde ja grato

    ResponderExcluir
  173. GOSTARIA DE SABER,TRABALHO DE SEGUNDA A SEXTA E NAO TIRO HORA DE ALMOÇO E PRECISO FAZER 240/44 POR DIA DE QUE HORAS EU DEVO PEGAR
    8;30 AS 17 OU 8;00 AS 17

    ResponderExcluir
  174. Oi bom dia quero tirar duvindas do meu horário de trabalho eu entro 7hs e saio 16 não tiro hora de almoço e não trabalho no sábado está certo

    ResponderExcluir
  175. Olá!
    Bom trabalho de domingo à domingo,sendo na segunda das 700:20:50 na terça folgo e de quarta à sábado trabalho das 13:45 às20:50 e aos domingos das 7:00 às 15:30 e não folgo nenhum domingo está correto..
    Como faço pra saber as horas trabalhadas..
    Obrigado aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  176. BOA TARDE
    Por favor, recebi atestado odontologico no horário 17:00 as 17:30,e ficar afastado por um dia.Mas o horário de trabalho é 06:00 as 15:00, faltou e qual validade desse atestado,se foi ao médico após horário de trabalho.grata

    ResponderExcluir
  177. Olá gostaria de uma ajuda mudaram o horário onde estou trabalhando antes eu fazia de seg a quinta. das 9:00 as 7:00 e sexta saia as 6:00 dai agora inventaram que temos que entrar as 9:30 e sair as 7:00 de seg a sex e trabalha um sabado por mês das 9:30 as 18:00 isso tá certo, me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  178. Olá trabalho das 09:00 as 18:00, dentro deste periodo tenho 1 hora de almoço. Minha carga horaria está correta?

    ResponderExcluir
  179. Boa tarde, trabalho das 8hs ás 20hs sem intervalo de almoço. Com base no salário mínimo quanto eu ganharia no mês? O certo é salário + hora extra né?

    ResponderExcluir
  180. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  181. Olá, bom dia!
    Trabalho de segunda a sábado (segunda a sexta das 07:00 as 18:00) e (sábado das 07:00 as 12:00) sendo que tenho duas horas de almoço durante a semana. Como cálculos minhas horas?

    ResponderExcluir
  182. Boa Noite, eu trabalho de segunda a domingo (segunda a sabado das 12:00 as 19:00 e no domingo das 7:00 as 12:00) sendo que trabalho duas semanas seguidas pra folgar domingo, ou seja 13 dias seguidos pra folgar um domingo. Está errado certo ? O que posso fazer em relação a isso ?

    ResponderExcluir
  183. Boa Noite, eu trabalho de segunda a domingo (segunda a sabado das 12:00 as 19:00 e no domingo das 7:00 as 12:00) sendo que trabalho duas semanas seguidas pra folgar domingo, ou seja 13 dias seguidos pra folgar um domingo. Está errado certo ? O que posso fazer em relação a isso ?

    ResponderExcluir
  184. OLÁ COMO FAÇO PARA CALCULAR SE A PESSOA PEGA AS 07:00 HS SAI AS 12:00 HS ELA GANHA 500,00 O SALÁRIO DELA, COMO FAÇO PRA CALCULAR A RESCISÃO DELA?ELA INICIOU DIA 16/12, ATÉ JANEIRO FECHOU 1 MÊS SÓ QUE ATÉ AGORA TEM 22 DIAS, ME AJUDA COMO FAÇO PRA CALCULAR?

    ResponderExcluir
  185. BOA noite, TRABALHO 7:50 AS 13:50 direto segunda a sábado carga horaria 6 hrs gostaria de saber se tem direito de 15 min intervalo pra comer passo muito tempo sem comer

    ResponderExcluir